top of page

Como controlar suas finanças usando APPs gratuitos



Seus gastos controlados de forma fácil e sempre na palma da sua mão!


Os dados da Peic, Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, mostram que a cada 10 famílias 8 possuem dívidas. E se você faz parte dos quase 80% dos brasileiros endividados, é muito provável que o seu maior objetivo atualmente é se ver livre dessas dívidas.


As dicas de hoje são de apps que você pode usar para manter a estabilidade financeira.


As opções vão de bancos digitais até planilhas no Excel, aqui tem dica pra todo mundo, afinal, nós queremos que você se livre das dívidas o mais rápido possível!


Então, pegue os seus boletos e acompanhe a leitura para aprender como controlar os seus gastos e trilhar um caminho para uma vida financeira mais saudável.


Aplicativo Nubank

Tendo uma conta ativa no Nubank, é possível que você faça um controle dos seus gastos e não se enrole com contas a pagar.


Quem nunca esqueceu aquela conta que chega no meio do mês e teve que pagar juros absurdos no final né?! Isso é mais normal que parece, mas o Nubank oferece soluções incríveis para isso nunca mais acontecer!


Assistente de Pagamento

No app você encontra a opção do Assistente de Pagamento, é com essa funcionalidade que você nunca mais vai perder a data de pagamento daquele boleto que chega e você acaba se esquecendo dele.


Com o Assistente de Pagamentos do Nubank você consegue criar lembretes das contas que irão vencer em breve.  Assim, você se protege de imprevistos e mantém sua saúde financeira!


Chega de esquecer a data de vencimento daquela conta super importante que vence no meio do mês ou daquele boleto que chegou e foi esquecido em algum lugar da casa!




Pix Programado

Sabe aquele pix que você precisa fazer todos os meses? Às vezes na correria do dia a dia a gente acaba se enrolando, esquece de fazer o pix e lá se vão mais juros e dor de cabeça. 


Mas agora, com o pix programado, você pode agendar uma data fixa e não se preocupar mais, o dinheiro será enviado automaticamente!


Débito Automático

Você pode programar o pagamento das suas contas e do seu cartão de crédito, evitando juros; perfeito né?!


Débito automático de suas contas: você cadastra as suas contas mais importantes (luz, telefone, gás, internet, etc.) e não se preocupa mais; pagar juros nunca mais!


Débito automático da fatura do cartão de crédito Nubank: não sei se você sabe, mas os juros do cartão de crédito são um dos mais altos de todos; isso pode acabar se tornando uma bola de neve para suas finanças. Então, cadastre o débito automático do seu roxinho e não tenha dores de cabeça no futuro.


Buscador de Boletos

Com o buscador de boletos você tem todos os boletos bancários emitidos em seu CPF dentro do aplicativo do banco, todos ficam organizados e você consegue realizar o pagamento sem precisar do boleto físico e sem depender de outros apps.


Menos papel, menos burocracia e mais praticidade para o seu dia a dia!


Não tem uma conta no Nubank e quer ter a mesma facilidade para controlar seus gastos?


Nós também temos uma opção:


Aplicativo Mobills — Controle de Gastos

Esse é um app disponível para sistema Android e iOS, nele você pode compilar todos os seus dados bancários.


De contas bancárias a investimentos, esse app vai te ajudar a ter um controle 360 de todo o seu patrimônio. Se é praticidade que você busca, o Mobills é perfeito para você, quer ver só?




Dá uma olhada em tudo que você consegue fazer com o aplicativo:


Contas bancárias

Você pode adicionar todas as suas contas bancárias, controlando todas as entradas e saídas do mês. Com gráficos simples, o app te mostra em quais bancos você teve maior movimentação, se o seu gasto foi maior que a sua receita. É dessa forma que você consegue deixar a sua vida financeira organizada e controlada.


Cartões de crédito

Os seus cartões de crédito também podem ser adicionados e controlados com o app, deixando muito mais fácil a visualização dos seus gastos. Assim, você consegue ter um panorama das suas faturas e evita gastos além do necessário.


Etiquetas de gastos personalizadas

Você pode criar etiquetas para todos os seus gastos e ter um compilado de tudo o que gastou conforme a categoria criada.


Sabe quando as contas já extrapolaram e você não sabe onde gastou tanto? Ou quando você precisa fazer um corte de gastos e não sabe onde cortar? As etiquetas te ajudam nesse processo.


É com as etiquetas que você consegue controlar os ‘’gastos supérfluos’’, e a gente te aconselha a criar etiquetas bem padronizadas, por exemplo, ‘’jantar com os amigos’’, ‘’happy hour do trabalho’’ etc; assim você vai ver de forma rápida tudo aquilo que mais consome e poderá priorizar as contas mais importantes.


Planejamento mensal

Essa é uma função fundamental do app e para você que quer se livrar das dívidas; aqui é onde você coloca ‘’na ponta do lápis’’ todas as suas contas fixas, suas contas variáveis, seus investimentos; tudo aquilo que for fundamental para o seu dia a dia deve estar presente no planejamento.


É com esse planejamento que você poderá fazer escolhas inteligentes para o seu dinheiro. Chega daquele pensamento de “se eu ganho 2 mil e meu cartão de crédito tem 2 mil de limite, então eu ganho 4 mil”; só com controle financeiro você vai conseguir alcançar seus objetivos.


Planilhas do Google

Acho que não é novidade pra ninguém que o Excel salva a vida né?! Com ele você consegue organizar gastos, fazer um planejamento mensal ou anual. Você também pode criar páginas específicas para cada tipo de gasto, que vão funcionar como as etiquetas personalizadas; você pode criar gráficos que vão te mostrar a trajetória dos seus gastos e muitas outras funcionalidades.


Com as planilhas do Google você consegue ter todas essas funcionalidades do Excel na palma da sua mão e acessar sempre que necessário de forma fácil.


Criando uma planilha de gastos personalizada

Se você buscar na internet, encontrará diversos modelos de planilhas de gastos gratuitas, porém, você pode criar sua própria planilha com base nas suas necessidades específicas. Aqui vão algumas dicas para você começar a criar a sua planilha:


  • Escolha a ferramenta: você pode usar o Excel no seu computador ou o Google Sheets diretamente no seu celular.

  • Crie categorias de gastos: é importante que todos os seus gastos estejam organizados, por isso categorize entre gastos fixos, gastos variáveis, investimentos, etc.

  • Trabalhe com os valores reais: você precisa que a sua planilha te traga resultados reais; por isso, é importante que você coloque os valores exatos das suas contas; as tenha em mãos quando for criar suas planilhas.

Depois de ter todas as suas contas em mãos, é hora de colocar a sua planilha em prática: 


  • Em cada categoria crie 3 colunas: a coluna com nome da despesa (aluguel, transporte, etc.), coluna de valor planejado (quanto você planeja gastar em cada uma das despesas) e coluna de valor real (quanto você realmente gastou).

  • Inclua também uma categoria de balanço, uma área onde você irá contabilizar o total de suas receitas e o total de seus gastos. Crie um campo de “Balanço”, resultante da diferença entre valor planejado — valor realizado e uma área para “Total planejado” e “Total realizado”;

  • Faça o cálculo do quanto foi gasto e da diferença para o valor planejado. Utilize a fórmula =soma(identificação das células a serem somadas) e =(identificação da célula a ser subtraída) — (identificação da célula a subtrair) para fazer o cálculo.

Exemplo:




Você também pode usar modelos editáveis do Google planilhas ou do Excel para gastos, lá você encontra planilhas de orçamentos mensais, anuais, planejamento de investimentos, relatórios de despesas e muito mais!


3 modelos de planilhas de gastos gratuitos


Orçamento Pessoal

Com a Planilha de Orçamento Pessoal mensal é possível prever os seus gastos do mês, adicionar o custo real e ver a diferença entre eles para saber se vai faltar ou sobrar dinheiro no fim do período.


Para facilitar o processo, é possível incluir gastos específicos como entretenimento, transporte, seguro e alimentação.



 

Orçamento de Cartão de Crédito

A planilha Controlador de Cartão de Crédito permite a você controlar as despesas de cartões de crédito de modo detalhado. É possível inserir cada item da fatura, como cobranças, pagamentos e eventuais taxas de transação e para controle completo dos gastos.


Um destaque aqui é o cálculo automático do saldo, e a tabela pode ser usada para mais de um cartão. O único “porém” é que ela não calcula juros, o que seria interessante caso você tenha contraído alguma dívida.



Orçamento Familiar

A tabela dinâmica Orçamento familiar é uma boa dica para registrar as despesas mensais da sua família. Nela, é possível acompanhar, por exemplo, gastos com alimentação, entretenimento, filhos, transporte, cuidados pessoais e investimentos.


Uma função legal aqui é a presença de um gráfico em forma de pizza resume de maneira visual (em porcentagem) a lista de gastos.




Já que está aqui, leia outros posts do blog:



Assim, você se mantém informado sobre o mercado imobiliário!


Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com os amigos e os ajude a ter uma vida financeira estável!


E lembre-se de nos seguir nas redes sociais:


Posts recentes

Ver tudo

Diversificação de carteira: o que é e como fazer?

Construa uma carteira segura O ditado ‘’não coloque todos os seus ovos em uma única cesta’’ já é um velho conhecido de quem investe. Você precisa fazer uma diversificação de investimentos para protege

Комментарии


bottom of page